domingo, 12 de abril de 2009

Domingo de (ovos de ) Páscoa!






Coelhinho da Páscoa , que trazes pra mim?

Hoje é dia 12 de Abril, um domingo como outro qualquer, não fosse a possibilidade de comer todos os ovos que vc ganhou, comprou, conseguiu por meio de chantagem ou roubou do irmão mais novo, sobrinho ou filho desavisado e, nem por isso ficar com dor na consciência por sair da dieta, afinal, Ovos de páscoa póóóóde!
Num momento matinal de saudosismo, lembrei que, quando eu era pequena (é, pessoal, tb já fui pequena!) nós ( eu e meu irmão mais novo) passávamos os feriados de Natal e Páscoa no interior, na casa da Tia Verônica, lá em Penedo, lugar que a gente adorava, tanto pelo grande espaço para brincar e a proximidade com o clube da cidade (Penedo Tênis Clube), tanto por termos a companhia dos primos. Ah, pra uma criança, os doces e guloseimas que a Tia Stela, vulgo"Dinda", fazia tb era um ponto importante q merece destaque nas lembranças.
Então, nós íamos para lá e, no Domingo da Páscoa, bem cedinho, acordávamos para "descobrir" onde o "coelhinho da Páscoa" havia escondido os preciosos ovos de chocolate. Éramos 05 crianças a procurar ovos pela casa, jardim, quintal. Teríamos que ser rápidos, afinal, os ovos seriam do "descobridor". Formava-se a maior bagunça (isso me persegue!) em busca dos ovos perdidos. Quem achava um já corria e o guardava no seu lado do guarda-roupas, pra não correr o sério risco de ter seu tesouro tomado por outro aventureiro.
Eu era a prima mais velha, o q , no início dessa invenção de caça aos ovos, me dava uma certa vantagem, até meus tios, digo, até o Conselho deliberativo dos coelhos da páscoa decidir que eu ganharia um enorme ovo e ficaria fora da corrida dos mais novos. Logo depois, o mesmo conselho devolveu-me o direito a participar , entendendo que, por traz daquelas pernas compridas morava , tão ingenuamente, uma criança de pouco mais de 8 anos que poderia sentir falta da parte lúdica. Com essa regra nasceu outra, da qual os participantes do jogo só souberam depois : existiam 3 ovos de reserva, para aqueles que não conseguissem "descobrir sozinhos". Eles eram pequenos, mas, eram de chocolate. O que dava a sensação de conforto e, ao mesmo tempo (hj acredito nisso!) nos dava a sensação de que o q conseguimos é melhor do q o q nos dão de presente.
Hj em dia as crianças recebem, e com antecedência, seus ovos de chocolate , recheados de todo tipo de bugiganga. O coelho da páscoa, atual, é , praticamente, um muambeiro. Nos ovos podem vir desde um relógio do Ben 10 a um MP3, passando por braceletes e bolsinhas da Barbie! Então, as nossas crionças já não pedem doces, mas procuram ganhar, esperneiam, pelo ovo que tem o brinde q elas desejam dentro!
Daqui há um tempo, o ovo de chocolate vai ficar pequeno pra pôr o presente dentro, daí nós acabaremos comprando brinquedos com um caramelo embutido. O Comércio adora! Adora tanto que sua propaganda gritada e transmitida pelos meios de comunicação acabam sendo mais audíveis que os apelos persistentes da Igreja que tenta lembrar a todos do verdadeiro sentido da Páscoa!
Que neste Domingo da Ressurreição, mesmo sem abrir mão dos doces e brinquedos, possamos lembrar do Cristo Ressuscitado!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaí!